03 agosto 2012

27

Artesanato com escama de Peixe

Boa tarde, pessoal!
Aqui estou postando mais novidades.
Vocês conhecem artesanato com escama de peixe?
Sim ou não?
Já  imagino algumas pessoas fazendo careta, só em pensar no cheiro do peixe cru. Rsrs.
Que cheiro que nada! Gente é uma delícia trabalhar com as escamas depois de limpas e secas, não tem cheiro nenhum! Eu garanto!
Vou postar como limpo e Como trabalho com elas.
Você vai precisar de:
Escama de Tainha ou Corvina (Eu prefiro trabalhar com as da Tainha)
Dê uma passadinha na peixaria mais próxima de sua casa e peça para o moço que limpa os peixes, guardar as escamas para você!
Um escorredor de macarrão ou um coador grande vai depender da quantidade de escamas.
Uma vasilha média de plástico para colocar as escamas de molho ou balde.
Água sanitária de sua preferência
Sabão em pó
Um pano fino pode ser filó aquele que é usado para fazer cortinado de bebê ou  voal de cortina.
Vamos lá?

                                          Para quem não conhece a Tainha aqui está!

                                            Retire as escamas
                                         Coloque no escorredor e lave em água corrente
Observe que a escama está escura.


                                          Prepare uma vasilha com água.
                                                                 Coloque o sabão
                                                            Coloque a água sanitária
                                                                     Misture bem
                               Agora coloque as escamas e deixe de molho de um dia para o outro
                                         Procure mexer sempre que lembrar para ajudar a limpar
Escorra e lave na água corrente
Veja com ficou limpinha
Escorra 
abra o filó
Numa vasilha
-Coloque as escamas no filó
Agora vamos amarrar e colocar no varal
Prenda nas pontas
Amarre
Pendure na sombra
                                     Deixe escorrer e secar na sombra. Obs: não pode pegar sol

Depois de seca
                                          Agora colocar na embalagem e usar como quiser
Aqui está o resultado desse trabalho
Eu fiz chaveiros com as rosas de escamas
Elas ficam delicadas e sem cheiro

E aí o que vocês acharam?
                                                  Querem aprender a montar?
                                                  Aguardem o próximo Pap.
Bjos no coração!

27 comentários:

  1. Lucia, esse trabalho é lindo! Sempre que vou à Feira Nacional de Artesanato eu me encanto com as peças feitas com escama. São belíssimas. Obrigada por compartilhar essa técnica.Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!Que bom que você gostou.
    Estarei colocando o Pap do tingimento e como montar as peças!
    Bjos no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia Oi
      Vc fábrica bijuterias com escama de peixe?!
      Qualquer coisa me chama no whatsapp 62 993081885

      Excluir
  3. Olá Lucia, obrigada pela visita! Nooooosa adorei isso! Consumimos muito peixe aqui em casa ( e na região), nunca imaginei peças tão lindas com esse material! Parabéns, e quero ver o pap!
    beijos
    Dani

    ResponderExcluir
  4. Olá Dani!Eu que agradeço, seja bem vinda! Podemos fazer uma infinidade de peças!Que bom que você gostou!
    Bjo no coração!

    ResponderExcluir
  5. OIE AMADA...VIM RETRIBUIR SUA VISITA...E DEVO DIZER QUE FIQUEI ENCANTADA COM O RESULTADO DAS ESCAMAS...PARABÉNS...BJKAS DA JOSI

    ResponderExcluir
  6. Olá...que arte maravilhosa...estou retribuindo a visita...obrigada pelo carinho...estou te seguindo.
    Bjim

    ResponderExcluir
  7. Oi Lúcia... que mãos de fada! Vc me encanta cada vez mais... Ficou maravilhosa a rosa, e se vc não diz eu quebraria a cabeça para acertar a matéria prima da arte... trabalhinho bem meticuloso, não? Beijinhos, tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas!Agradeço as visitas! Fico feliz quando coloco Pap que vocês gostam!
    Minha meta é ajudar cada vez mais e descobrir coisas novas para dividir com vocês.
    Bjos no coração.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucia, liiindo demais seu trabalho! Ficou muito delicado e bem feito. Voce é muito talentosa : )
    Eu tenho um lustre (que infelizmente encontra-se embalado na mudança enquanto meu cantinho não fica pronto) que é feito de escama de peixe, e é ma-ra-vi-lho-so. Quando o ví na loja, achei que fosse de madre perola, pois a aparencia é quase a mesma (ele sao como petalas grandes e finas mas com aquela furta-cor da madre perola sabe). Ja ví uns lustres similares em fotos pela internet e uma vez ví ate na revista do "casa cor", mas a profissional tinha feito o lustre e nao comprado. Bom, depois desse bla-bla-bla todo, a questao é a seguinte, será que voce saberia dizer de qual peixe é essa escama, que parece maior e mais redonda? Beeeeijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Lúcia! Minha mãe gostou muito do trabalho e gostaria de ter um contato de um lugar onde poderia aprendê-lo. Vc pode nos ajudar com isto? Obrigado
    Mirna e Irapuã

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Lúcia. Estou querendo muito um mensageiro dos ventos de escamas de peixe. Eu vi uma vez um em Fortaleza-CE, mas não estou mais lá e quero muito um igual a ele. Ele tinha as escamas bem grandes tipo as usadas para luminárias já procurei para comprar e não encontro aqui em Brasília nem na internet. Então pensei em fazer =s. Será que vc saberia me dizer de qual peixe são essas escamas maiores e mais redondas e como encontra-lo ou encontrar suas escamas para vender? Ou também onde posso comprar um mensageiro dos ventos feito delas? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  12. Olá Layla! Você tem email ou link para que eu possa responder e explicar? Se preferir o meu email encontra -se no topo da pág junto com a minha foto.
    Bjos no coração!

    ResponderExcluir
  13. Lucia, se eu quiser comprar essas escamas, onde poderia ir, em lojas de artesanato ja conseguiria elas, tipo, tratadas já em saquinhos? Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Lúcia, sabe onde posso comprar essas escamas de peixe já tratadas, tipo, em saquinhos? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,tentei acessar sua página para responder sua pergunta mas não a encontrei. Depende da região que você mora, aqui na minha cidade encontro com facilidade. Eu tenho para vender se for de seu interesse entre em contato pelo
      email: luskidoca@ig.com.br
      Bjos no coração

      Excluir
  15. Olá Lúcia!
    É o 1° blog que encontro falando de escamas e trabalhando com elas.
    Suas peças são lindas. Parabéns.
    Tbm trabalho com escamas, tenho o blog, venha conferir.
    Ótima semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Hola Lucía me encanta lo que haces. Pero yo quisiera comprar la escama donde puedo Comprarla? Gracias mil.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por postar esse pap amei.Vc saberia o nome de outros peixe que poderia usar para fazer flores desde já agardeco bjcs

    ResponderExcluir
  18. Obrigado por postar esse pap amei.Vc saberia o nome de outros peixe que poderia usar para fazer flores desde já agardeco bjcs

    ResponderExcluir
  19. Lindo trabalho minhas filhas também o fazem!

    ResponderExcluir
  20. Vc faz brincos para vender.gostaria muito de veder aqui na minha cidade.se fizer entre em contato no email.marcolvendas94@gmail.com.obrigada

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada por ensinar...gostaria de saber se já tem como tingir..m

    ResponderExcluir
  22. ola ...tenho uma boneca de escamas de peixe mas esta empoeirada. como limpo por favor. adoro ela

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde
    Tenho umas flores de escamas de peixes. Como faço para limpar. Obrigada

    ResponderExcluir

Sua visita me faz Feliz! Obrigada por comentar!

© LuzArtes - 2015. Todos os direitos reservados.
Design completo por: Márcia.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo