19 abril 2013

5

19 de Abril Dia do Índio



Bom dia meninas!
Mais uma Blogagem coletiva!



História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?


Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

fonte de pesquisa http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm


 (Imagens retiradas da internet.)
 Bjos no coração!

5 comentários:

  1. Bom dia minha linda,
    Passando para dá uma espiada em tuas postagens ficaram lindas parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Lúcia,gostei da sua postagem!Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem os índios tb fazem parte do nosso Brasil.
    Bom domingo
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Oi Lúcia! Parabéns pela postagem. Bom domingo e boa semana.
    Bjs.

    Jussara
    http://caminhandonaarte.blogspot.com.br/2013/04/todo-dia-era-dia-de-indio.html

    ResponderExcluir
  5. Boa noite linda flor! Adorei a sua postagem, parabéns. Flor tenha uma linda e abençoada semana. Bjs

    ResponderExcluir

Sua visita me faz Feliz! Obrigada por comentar!

© LuzArtes - 2015. Todos os direitos reservados.
Design completo por: Márcia.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo